terça-feira, 3 de novembro de 2009

RSVP

R.S.V.P. é uma expressão francesa , "Respondez S´il Vous Plait", que significa "responder, por favor, solicitando ao convidado uma confirmação de sua presença em determinado evento. O RSVP aparece, geralmente, no final do convite com um telefone ou email para o qual o convidado poderá responder.

Este procedimento é muito importante para anfitriões que estão planejando um jantar, um casamento ou uma recepção, pois precisam saber quantas pessoas estarão presentes e a quantidade de comida e bebida que devem providenciar. Ainda mais importante é a delicadeza de responder a alguém que foi tão gentil em convidá-lo, mesmo que seja só para pedir desculpas pelo não comparecimento ao evento.

Você deve estar se perguntando por qual motivo usam-se as iniciais de uma frase em francês em um convite escrito em outro idioma. Você poderia dizer que os franceses "inventaram" a etiqueta, embora isso fosse simplista, uma vez que regras de etiqueta sempre existiram nas civilizações. Na verdade, um diplomata italiano, Conte Baldassare Castiglione, escreveu o primeiro livro sobre comportamento adequado entre a nobreza no século XVI. No entanto, muitas das práticas de etiqueta ocidental vêm da corte francesa do Rei Luís XIV no final do século XVII e início do XVIII. Em Versailles, seu palácio, Luís XIV mantinha regras de comportamento para a corte escritas no que os franceses chamavam de "bilhetes" ou "etiquetas". Os bilhetes eram cartazes fixados nas paredes do palácio ou convites para eventos da corte com as regras de comportamento impressas no verso. Especialistas contam diferentes versões para a origem disso. Além disso, o francês era a língua do refinamento e da alta sociedade no século XIX nos Estados Unidos. Judith Martin, autora de livros de etiqueta e colunista de um jornal, conhecida como "Srta. Boas Maneiras" acha que "R.S.V.P." é uma forma educada de lembrar as pessoas de algo que já deveriam saber: Ao receber um convite, devemos dar um retorno.

A "Chef em Eventos" vem oferecer, com qualidade e profissionalismo , o serviço de RSVP que além desta função primordial, serve também para passar para os convidados informações importantes sobre o evento, como por exemplo, onde estão as listas de presentes (se houver), qual o traje apropriado para a ocasião, além de tirar dúvidas quanto a local, estacionamento, horários e etc. O RSVP feito com cuidado permite que seu evento seja perfeito, tanto do ponto de vista do conforto para os presentes, quanto do cumprimento do orçamento previsto inicialmente.



Nossos Serviços:



RSVP Receptivo: Os convidados poderão, espontaneamente, após receberem o convite, entrar em contato para confirmar sua presença através de um telefone ou e-mail que serão fornecidos pela "Chef em Eventos".



RSVP Ativo: Após um período pré-determinado, a "Chef em Eventos" entrará em contato com todos os convidados que até o momento não confirmaram a presença através do RSVP receptivo ,conhecendo assim, com uma significativa margem de exatidão, o número de convidados que comparecerão ao evento, visando com isso uma melhor preparação.
Entre em contato conosco e conheça melhor os nossos serviços.



chefemeventos@yahoo.com.br

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário